Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

CONTROLE PÚBLICO
O sistema financeiro exige acompanhamento sistemático do Estado em conjunto com organizações da sociedade. Não dá para confiar na fiscalização feita unicamente por meios de controle dominados completamente pelo mercado de capitais como Banco Central, FGC (Fundo Garantidor de Créditos) e CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Aí é dar sorte ao azar.


INSULTO MASTER
Muito desaforada, a resposta do banqueiro bolsonarista Daniel Vorcaro, do escândalo bilionário do Banco Master, à PF: “Se eu tenho tantas relações políticas como dizem e se tivesse pedido a ajuda desses políticos, eu não teria a operação com o BRB negada, não estaria de tornozeleira, não seria preso”. Desafiou a Justiça e o Parlamento, chamou de corruptos.


SE INVESTIGAR ...
Dois escândalos que, se investigados a fundo, vão desmoralizar muita gente poderosa, figurões falsos moralistas que só vivem falando em Deus, pátria e família. Um se refere às fraudes bilionárias do Banco Master, do dublê de banqueiro e pastor Daniel Vorcaro, e o outro as investigações do orçamento secreto. Põem no olho do furacão as elites econômica e política.


BANDAS PODRES
Quem tiver dúvida, é só conferir. Tudo que acontece de ruim para o Brasil e os brasileiros geralmente envolve as mãos sujas, de sofrimento, dor e sangue, do sistema financeiro e do agronegócio. Dois setores da sociedade altamente nocivos ao aperfeiçoamento da democracia social, à afirmação dos princípios republicanos e de civilidade. Bandas podres da economia.  


SÃO PLUTOCRÁTICOS
É possível desassociar a oligarquia rural e os bancos da trama golpista que levou o ex-presidente, generais e auxiliares à prisão? Afinal, elegeram Bolsonaro e o sustentam até hoje. Dá para inocentar o sistema financeiro e o agronegócio dos desmatamentos, das agressões ao meio ambiente? Da rejeição à taxação dos super-ricos? São segmentos plutocráticos até o talo.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE