COLUNA SAQUE
CAUSA INDIGNAÇÃO
A democracia também se faz no crime comum. A notícia de que a PF avalia voltar a prender o banqueiro bolsonarista Daniel Vorcaro por financiar ataques ao BC e ao STF, isto após roubar dezenas de bilhões de pessoas físicas e jurídicas, causa revolta no cidadão comum, sensação de injustiça perante os privilégios concedidos às elites. Ele nunca deveria ter saído da cadeia.
ECONOMIA PARASITA
A decisão do Banco Central de manter a Selic em 15% atende única e exclusivamente à usura do sistema financeiro, de uma ínfima minoria que lucra fortuna com a economia parasita, com a financeirização. A autonomia do BC, dada por Bolsonaro, entregou exclusivamente ao mercado de capitais a definição dos rumos da política monetária. Pior para os mais pobres.
ANULAR AUTONOMIA
É inócuo ficar só criticando Gabriel Galípolo por manter a Selic em 15% há seis meses. Apesar das diferenças dele para Campos Neto, evidentemente que se não tivesse o mínimo de aceitação do mercado financeiro não estaria presidindo o Banco Central. A luta tem de ser pela anulação da autonomia, para devolver ao governo eleito pelo povo o controle da política monetária.
GOLPE EXITOSO
A autonomia concedida ao BC por Bolsonaro, legítimo gerentão do capital, foi, no plano econômico, o grande golpe, exitoso, dos donos do dinheiro, do ultraliberalismo. Os progressistas ganham a eleição, mas não governam, ficam impedidos de gerir a política monetária, a economia. Constitucionalmente, um crime, pois adultera a vontade popular expressa nas urnas.
POLÊMICO PARANÁ
Muita polêmica com a pesquisa que mostra Lula (44,8%) empatado tecnicamente com Flávio (42,2%) no 2º turno da corrida presidencial. Como sempre, o Instituto Paraná causando controvérsias. Ainda bem que dificilmente acerta nas previsões. O resultado acirra a briga na extrema direita. O candidato do clã Bolsonaro aparece competitivo e Tarcísio “fracativo”.
