COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
SUPREMA CONDUTA
O Judiciário começou o ano de 2026 nesta segunda-feira - que beleza, hein! - e o presidente do STF, Edson Fachin, volta do recesso igual como saiu, só fala no tal código de conduta. Tem ministros que se expõem muito na mídia, nas redes sociais, e isto precisa acabar, mas nada que abale o desempenho do Supremo, que tem sido exemplar na defesa da Constituição, da democracia.
MUITO IMPORTANTE
A reeleição de Lula e o avanço da democracia social são preponderantes para o Brasil e o mundo. Internamente neutraliza a extrema direita, o golpismo, e no plano global o presidente brasileiro, pela capacidade de promover o entendimento, é indispensável à busca por uma saída diplomática para questões cruciais como Gaza, Ucrânia, Venezuela e América Latina.
LIDERANÇA GLOBAL
Fora os presidentes das grandes potências como Trump (EUA), Jinping (China) e Putin (Rússia), Lula é hoje quem tem mais capacidade de contribuir na construção de novos parâmetros globais de governabilidade e governança. Liderança decisiva para afirmação do multilateralismo e a autodeterminação dos povos. Essencial no esforço para conter os falcões da guerra.
OUTROS MOTIVOS
Realmente, Haddad não pode ser a única opção do campo progressista para a corrida presidencial de 2030, mas não por ter perdido três eleições seguidas, pois com Lula aconteceu o mesmo (1989-1994-1998) e sim por não entusiasmar as massas e não estar a fim de se esforçar para tanto, como já declarou. Até lá, no processo, na caminhada, despontarão outro nomes.
FARSA IMPERIAL
Exclusivo para imbecis, acreditar na farsa de que Cuba, lutando bravamente para não morrer de fome, por causa do bloqueio econômico estadunidense que já dura 66 anos, seja promotora de terrorismo. Trama dos EUA para invadir a ilha, sonho antigo. É a doutrina Monroe retomada por Trump, como fez na Venezuela. No ocaso, o imperialismo parte para a ignorância.
