COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
MAIS GOLPISMO
A extrema direita, amparada nas bancadas do boi, da bala, da bíblia e de boa parte da direita dita liberal, usa a grande maioria que detém no Congresso para continuar atacando o Estado democrático de direito. Como faz agora, com a tentativa de anistia para golpistas e o projeto aprovado pela Câmara para impedir o STF de julgar quem tentou golpe de Estado. Vinga não.
PERNAS CURTAS
Como diz o povo, “mentira tem pernas curtas”. Menos de 24 horas após Bolsonaro declarar ao UOL que não participou de plano para golpe de Estado, a PF descobre, no computador do policial Wladimir Soares, preso e denunciado pela PGR, que só esperava a ordem do presidente para prender Alexandre de Moraes e “matar meio mundo”. Provas incriminatórias.
VALOR MULTIPOLAR
“O fato de o Brasil, em um período de 12 meses, ter sido líder do G20, presidir o Brics e ser anfitrião da COP30, é ao mesmo tempo notável e um sinal do papel único que o país exerce no cenário global”. A declaração não é de ninguém das esquerdas nativas, mas sim do economista norte-americano Jeffrey Sachs, que destaca a importância brasileira para a multipolaridade.
PURA CALHORDICE
Triste, vergonhoso, ver figuras famosas no futebol brasileiro, como atleta ou mídia, fazendo campanhas publicitárias massivas das tais casas de apostas que tanto têm infelicitado os brasileiros, especialmente os mais vulneráveis. Alguns chegam a afirmar que “nem todas bets são iguais”, como se jogar a dinheiro não seja prática nociva à cidadania. Muita canalhice.
SEMPRE CAFAJESTE
Própria do estilo cafajeste que o caracteriza, como a toda extrema direita global, a desfaçatez de Trump, em evento empresarial nos Emirados Árabes, de preocupação com o horror sionista em Gaza, onde a população civil está morrendo de bombardeio e fome. Ora, os EUA, país no qual é presidente, bancam e mantêm o genocídio de Israel contra o povo palestino.