No Brasil, negros são minoria entre os mestres e doutores 

Entre 1996 e 2021, segundo estudo apresentado na Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), 49,5% dos títulos de mestrado e 57,8% dos doutorados no país foram obtidos por pessoas brancas, em contrapartida ao número de negros na sociedade brasileira, 55,5%.

Por Itana Oliveira

Vitória do povo: Lula veta aumento de cadeiras na Câmara

A decisão foi publicada nesta quinta-feira (17/07), após o projeto ter sido aprovada no Senado, em junho.

Por Itana Oliveira

Creches têm mais crianças negras do que brancas pela 1ª vez

Os dados são do Censo Escolar 2024, pelo Ministério da Educação (MEC) e se referem ao ano passado.

Por Itana Oliveira

Novembro Negro movimentado em Salvador

Mais uma vez, a tradicional Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, na 16ª edição, marcou as celebrações Dia da Consciência Negra, nesta quarta-feira (20/11). O tema deste ano foi Em defesa da VIDA da população.

Por Renata Andrade

O discurso é de igualdade. Mas realidade, de exclusão

O assunto foi tratado pelo professor da UFSB e escritor Richard Santos, no seminário A inserção do negro no mercado de trabalho - Entre o imaginário e a realidade, realizado na terça-feira (19/11), no Sindicato dos Bancários pela Unegro.

Por Renata Andrade

Racismo estrutural freia a economia

Este diagnóstico é compartilhado por pesquisadores, ativistas, representantes de organismo internacional, técnicos e dirigentes do governo que participaram do seminário Empoderamento Econômico da População Afrodescendente. 

Por William Oliveira

Em honra da cultura ancestral

O Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado nesta sexta-feira (09/08), é um momento de reflexão sobre a riqueza cultural e a resiliência dos povos originários. São guardiões das tradições milenares, com práticas transmitidas oralmente através das gerações. Mais do que um legado histórico, transmitem uma lição de respeito à natureza e a vida. 

Por Camilly Oliveira

Trabalho escravo. Chaga social persiste

Com uma média de nove pessoas resgatadas por dia, o Brasil testemunhou um total de 3.240 flagrantes em 2023, o mais alto em 15 anos, segundo dados do Painel Radar Sit. Este aumento drástico de 25% em relação ao ano anterior é resultado do aumento da fiscalização no governo Lula. 

Por William Oliveira

Crescimento pardo e preto reflete avanço na luta contra o racismo

Comparando com 1991, os pardos aumentaram de 42,5% para os atuais 45,3%, enquanto a população branca teve um recuo de 51,6% para 43,5%. O expressivo crescimento da população preta, que dobrou desde 1991, atingindo 10,2%, destaca-se como um marco importante.